Acesse a
extranet

Menu

Trabalho, Conquistas e Resultados

Água para o Ceará

Investimentos de R$ 516,8 milhões garantiram a retomadas das obras

Mais de mil trabalhadores intensificam atividade em canteiro de obra em Penaforte


Em meio à crise econômica e contingenciamento de recursos no âmbito do Executivo Federal, Eunício buscou diálogo com a equipe econômica do governo e conseguiu garantir, através do Ministério da Integração, o repasse de R$ 516,8 milhões para dar sequência a essa importante obra. São mais de 1000 trabalhadores em atividade, no município de Penaforte, que em trabalho intenso, vão assegurar a conclusão dos trabalhos no prazo determinado.

Em setembro, Eunício visitou com o ministro da Integração, Helder Barbalho, a cidade de Cabrobó, em Pernambuco, e abriu as comportas da Barragem de Tucutu, acionando a primeira estação de bombeamento “EBI-1” do Eixo Norte. Com a ação, as águas do Rio São Francisco avançaram 45 km pelo Eixo Norte da Transposição.

“Essa obra representa a determinação do povo nordestino. Depois de 155 anos, estaremos com as águas do Velho Chico chegando ao Ceará em janeiro de 2018. Estou muito feliz por estar aqui, nesse ato integrado de brasilidade, que traz um conjunto de benefícios para a população, especialmente a mais carente”, declarou Eunício durante a visita.

O Eixo Norte vai levar água do São Francisco para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura vai captar a água, em Cabrobó (PE), e vai conduzí-la, por meio dos canais e demais estruturas de engenharia, até esses estados.

A ser concluído, o Eixo Norte do Projeto de Integração vai garantir o abastecimento de água a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos quatro estados. São 477 km de extensão, 260 km dos quais no Eixo Norte e 217 km no Eixo Leste.

Instagram