Acesse a
extranet

Menu

Trabalho, Conquistas e Resultados

Valorização da Cultura Nordestina

Eunício promulga emenda da vaquejada, preserva 700 mil empregos e garante bom tratamento aos animais

Eunício e vaqueiros celebram promulgação da PEC da Vaquejada

Depois de muita mobilização por todo o Nordeste e em especial, no Ceará, os vaqueiros alcançaram uma vitória histórica no Congresso Nacional. Através da liderança de Eunício, a prática da vaquejada em todo o país passou a ser legalizada. Como presidente do Senado, Eunício promulgou a Emenda Constitucional 96/2017, determinando que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não sejam consideradas cruéis.

A mudança na Constituição, passou por discussão no Senado e na Câmara e foi durante a presidência do senador cearense que a tramitação da matéria se tornou prioridade na pauta do Congresso.

O reconhecimento da vaquejada como manifestação cultural e prática esportiva precisou ser garantido pela Constituição após votação no Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou ilegal a atividade.

Após essa decisão, o senador Eunício liderou mobilização junto à bancada nordestina, apresentou propostas e saiu em defesa da vaquejada. A iniciativa resultou na aprovação e promulgação da Emenda 96. Agora, autorizada por lei, a continuidade dessa tradicional atividade, que reúne milhares de participantes em grandes festas em todo o Brasil e em especial, no Nordeste, vai garantir a manutenção de cerca de 700 mil empregos. Vaqueiros, feirantes, veterinários, locutores, artistas locais entre tantos outros profissionais, continuarão exercendo suas atividades, gerando emprego e renda nas suas localidades.

Instagram