Acesse a
extranet

Menu

Notícias

15 de março de 2018

Redução de juros de fundos constitucionais é tema de reunião de Eunício com o presidente do BC



O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defendeu, nesta terça-feira (24) em café da manhã com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a redução dos juros para financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

“Para você ter uma ideia, o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste tinha taxas superiores as taxas aplicadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Estão reformulando tudo isso para que o fundo tenha equalização com o desenvolvimento por regiões, que é uma matéria extremamente importante para os lugares mais pobres do Brasil”, explicou Eunício.

Outro assunto discutido no encontro foi o projeto que dá autonomia ao Banco Central e à CVM (Comissão de Valores Imobiliários) para fechar acordos de leniência.

“Eles pediram 15 dias, mas eu quero ver se a gente consegue antecipar para dar oportunidade ao BC, que é o órgão fiscalizador e que centraliza todas as decisões em relação a todos os bancos públicos e privados brasileiros, a oportunidade de fiscalização”, disse Eunício.

O presidente do Senado falou ainda que o texto precisará passar pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para, em seguida, ir à Plenário.

“Eu tenho o compromisso de não levar açodadamente nenhuma matéria ao Plenário. Essa Casa tem regimento, tem que seguir regras”, disse.

Eunício afirmou ainda que pediu ao presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para que dê agilidade ao projeto na comissão.

Fonte: Presidência do Senado

Instagram