Acesse a
extranet

Menu

Notícias

14 de março de 2018

Mobilização de Eunício e Camilo confirma Centro de Inteligência Regional para o Ceará

Está confirmado. O Ceará será o estado do Nordeste a abrigar um Centro de Inteligência Regional que atuará no combate ao crime organizado.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (07), no Palácio do Planalto, durante reunião do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e do governador do estado, Camilo Santana com o presidente da República, Michel Temer e o ministro da Segurança pública, Raul Jungmann. No encontro, Temer oficializou a instalação do Centro ao assinar documento que contou também com as assinaturas do governador e do presidente do Senado.

De acordo com Jungmann, a unidade vai integrar inteligência, planejamento e execução de ações entre os órgãos de segurança federais e dos estados.

“O Ceará vai levar um Centro Regional de Inteligência Integrado que vai reunir todos os órgãos de segurança federais e estaduais para o estado do Ceará. Esta é uma reivindicação do estado do Ceará pelas dificuldades e problemas que enfrentamos, mas isso foi devidamente legitimado em um acordo com todos os governadores da região em reunião recente no Piauí que concordaram de que o Ceará deve receber o primeiro Centro Integrado de Inteligência voltado para o combate ao crime organizado, a segurança e a redução a violência”, anunciou o ministro.

Para Eunício, a união de forças ampliou a mobilização em prol do Ceará, resultando na decisão favorável ao estado.

“Nós concretizamos esse que não é um desejo apenas nosso, mas de toda sociedade cearense e porque não dizer do Nordeste brasileiro.  Porque agora os governadores dos demais estados, com a articulação do governador Camilo Santana, também apoiam essa iniciativa de instalar esse importante Centro de Inteligência no estado do Ceará”, afirmou.

O governador Camilo Santana agradeceu ao presidente do Senado pela articulação junto ao governo federal e ressaltou o papel que o Centro terá na região. “Não tenho dúvidas do papel que esse Centro terá no combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas que é hoje o grande dilema do Brasil e do nordeste brasileiro. Quero aqui de forma muito especial agradecer essa decisão do governo federal, em nome do senador Eunício Oliveira, que teve um papel muito importante na luta para que o Centro fosse para o Ceará”, disse.

Desde fevereiro, Eunício e Camilo reforçaram a luta para atração da unidade para o estado.

A instalação de Centros de Inteligência Regional é uma das iniciativas do governo federal para fortalecer a segurança pública nos estados. Como o Ceará é considerado a porta de entrada de armas e drogas para o nordeste, o estado se tornou estratégico para a instalação da unidade.

Os serão equipados e terão todas as condições para integrar as polícias e órgãos de segurança e da justiça para que ações de combate ao crime sejam planejadas e executadas integralmente. 
Instagram