Acesse a
extranet

Menu

Notícias

14 de março de 2018

Eunício participa do I Fórum Nacional de Controle

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), participou nesta quinta-feira (26) da cerimônia de abertura do I Fórum Nacional de Controle, em Brasília. O evento tem o objetivo de integrar as várias instituições de controle externo e interno com foco no desenvolvimento de atividades de capacitação, ações integradas, proposição de legislação e compartilhamento de boas práticas.

Foto: Jane de Araújo

“A relevância deste evento salta aos olhos quando se observa a variedade de instituições, autoridades e servidores da área de controle envolvidos, bem como a participação de entidades representativas dos munícipios brasileiros. Essa interação será, certamente, muito positiva para o aprimoramento e para a capilarização das ações de controle”, afirmou Eunício.

Na programação, o debate sobre temas relacionados às boas práticas na administração pública e nas cortes de contas. O fórum destacará também o resultado de auditorias coordenadas. Esse tipo de trabalho – em conjunto com diferentes instituições – oferece uma compreensão mais abrangente, no nível nacional, das políticas públicas territorialmente distribuídas e cujas atividades de formulação, planejamento e implementação estão substancialmente compartilhadas entre diferentes níveis de governo.

“A integração dos diversos órgãos de todas as esferas de poder é um objetivo ambicioso, pois dará mais eficiência e eficácia às ações de controle, tornando-as cada vez mais efetivas. Além da integração, é inegável que o trabalho conjunto dos órgãos de controle com as demais áreas da administração pública é extremamente saudável e necessário”, disse o presidente do Senado.

Eunício Oliveira aproveitou a ocasião para destacar a efetividade do sistema de controle do Senado.

“A Casa tem órgão de auditoria desde 1972. A partir de 1993, o órgão responsável pela nossa auditoria passou a ser a Secretaria de Controle Interno que tem como objetivo prestar assessoramento ao presidente e aos demais integrantes daqueles altos colegiados, sendo, portanto, uma unidade independente da administração. A equipe é composta por servidores efetivos. Graças ao empenho das sucessivas direções da Casa e ao bom trabalho dos agentes de controle interno e dos nossos servidores, todas as prestações de contas do Senado Federal têm sido julgadas regulares pelo Tribunal de Contas da União desde 1967”, explicou Eunício.

O I Fórum Nacional de Controle é idealizado pelo TCU com parceria da Controladoria-Geral da União (CGU), Instituto Rui Barbosa, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Conselho Nacional de Controle Interno e pela Frente Nacional dos Prefeitos.

Instagram