Acesse a
extranet

Menu

Notícias

15 de março de 2018

Eunício parabeniza competidores da WorldSkills, competição mundial de educação profissional

Eunício recebe os participantes da WorldSkills no Senado

Nesta quarta-feira (22), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), parabenizou os 56 participantes brasileiros da 44ª edição da WorldSkills, considerada a maior competição de profissões técnicas do mundo. Eles têm entre 18 e 23 anos, são alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e conquistaram o 2º lugar geral da WorldSkills 2017, realizada em outubro, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

“É gratificante para nós vermos aqui brasileiros e brasileiras que foram para o mundo disputar com o mundo uma competição em todos os aspectos do ponto de vista de conhecimento e de informação, mostrando para o mundo que esse país é pujante, que esse país não é apenas grande do ponto de vista territorial, mas um país também do ponto de vista de formação da juventude”, felicitou o presidente do Senado.

O grupo foi recebido por Eunício Oliveira no Salão Nobre do Senado Federal na companhia dos senadores Armando Monteiro (PTB-PE), Roberto Muniz (PP-BA) e Jorge Viana (PT-AC), além do responsável pela delegação em Abu Dhabi, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Os brasileiros conquistaram 15 medalhas: sete de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 26 diplomas de excelência, o que colocou o país no quarto lugar no ranking de medalhas.

WorldSkills

A 44ª edição aconteceu entre 15 e 18 de outubro em Abu Dhabi e reuniu mais de 1.200 jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. O Brasil competiu em 50 profissões e conquistou a vice-liderança no ranking de pontos, que teve a Rússia em primeiro lugar e a China em terceiro. No quadro de medalhas, o Brasil ficou em quarto lugar, atrás da líder China, seguida pela Coreia do Sul e Suíça.

Realizado a cada dois anos, pela WorldSkills International, o torneio conta com a participação dos melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Eles disputam em provas que reproduzem o dia a dia de profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços. Os competidores devem completar os desafios práticos em padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas. Cada uma das modalidades pode ter apenas um representante ou equipe de cada país.
Instagram