Acesse a
extranet

Menu

Notícias

28 de abril de 2018

Eunício inaugura IFCE de Acopiara

Eunício foi o responsável por conseguir a liberação dos recursos para conclusão da obra - Foto: Sílvio Jr.
Um sonho que se torna realidade. Assim foi acolhida a inauguração do campus do Instituto Federal do Ceará em Acopiara. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, e contou com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), do prefeito da cidade, Antônio Almeida, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, do deputado estadual Danniel Oliveira, entre outras autoridades e população em geral. 

O equipamento, construído em 4 mil metros quadrados, com 10 salas de aula, 10 laboratórios, auditório com capacidade para 180 pessoas, praça e biblioteca, tem capacidade para atender 1200 alunos. O curso de Técnico em Informática começa em maio e o superior de Licenciatura em Biologia tem inicio em agosto. A especialização em Ensino de Ciências e Matemática já está funcionando. 

"É muito gratificante poder fazer parte dessa construção do IFCE de Acopiara. Podem ter certeza de vamos seguir trabalhando forte para obter mais recursos", assegurou Eunício. Ao destacar todas as ações que vem desempenhando na presidência do Senado em defesa do Ceará e do Brasil, o parlamentar afirmou que seu objetivo é realizar destinar obras e recursos a todos os municípios cearenses ainda no primeiro semestre. 

Antônio Almeida afirmou que a entrega do IFCE Acopiara só foi possível pelo incansável trabalho e honradez nos compromissos assumidos por Eunício, "Ele tem atendido a todos os pleitos que levamos a Brasília, essencialmente para finalizar obras que melhorem a qualidade de vida da população. Somos gratos pela valorização demonstrada ao campus do IFCE de Acopiara como instituição estratégica no desenvolvimento econômico e social do município", ressaltou.

O reitor Virgílio Araripe destacou que, mesmo a despeito da crise econômica que prejudicou o orçamento dos Institutos Federais, tanto no custeio quanto na construção de novas unidades, não houve recuo na missão de expandir a rede. "Os talentos da nossa juventude estão despontando por meio da atuação do IFCE. Temos inteligência e competência, mas faltava a educação, a indutora do desenvolvimento, que agora chega em Acopiara", enalteceu. 

Odorico Monteiro disse que Eunício tem se empenhado diariamente em implementar uma agenda de desenvolvimento para o país e, em especial, para o estado do Ceará. Para ele, nas cidades que contam com uma sede do IFCE, ocorre uma "revolução silenciosa" pela educação. "Precisamos universalizar o acesso ao ensino universitário. O século XXI é da informação e da oportunidade, e só a educação permite essa condição", defendeu.

Danniel Oliveira destacou que, em virtude da luta desempenhada por Eunício em defesa da formação dos cearenses, o presidente do Congresso Nacional deveria receber o título de "Padrinho da Educação". Além do apoio ao Instituto Federal de Educação, destacou o parlamentar, o trabalho de Eunício garantiu a abertura de novos cursos de Medicina no Ceará. 

A diretora do IFCE Acopiara, Eliane Coelho, agradeceu a Eunício pelo empenho em contribuir para transformar em realidade o sonho da população de Acopiara e região. "Aqui é um local de transmissão de saber e produção de conhecimento, seguindo o padrão de ensino, pesquisa e extensão do IFCE", ressaltou. 

Na ocasião, Eunício se reuniu com o diretor, o prefeito Antônio Almeida, o deputado federal Odorico Monteiro, o deputado estadual Danniel Oliveira e diversos prefeitos da reunião para discutir melhorias para os institutos em âmbito regional, especialmente na destinação de recursos. O presidente do Senado se colocou à disposição para reforçar essa luta.

Prestigiaram a solenidade os prefeitos de Mombaça, Ecildo Filho, de Catarina, Tiago Paes de Andrade, de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, de Granjeiro, João Gregório, de Várzea Alegre, José Hélder, de Santana do Cariri, Gildo Lopes, Superintendente da Funasa no Ceará, Ricardo Silveira, secretário estadual de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Acopiara, Cícero Teixeira, além de estudantes e da população em geral.
Instagram