Acesse a
extranet

Menu

Conheça o Eunício

Na presidência do Senado desde fevereiro de 2017, o senador Eunício Oliveira (MDB), nascido em Lavras da Mangabeira, se destacou pela votação de um número recorde de matérias de interesse nacional, voltadas para as áreas de saúde, educação, segurança pública e estímulo ao desenvolvimento econômico, particularmente para as micro, pequenas e médias empresas.

Eunício Lopes de Oliveira, natural do município de Lavras da Mangabeira – CE, nasceu em 30 de setembro de 1952, filho de Otoni Lopes de Oliveira e Discinelha Lopes de Oliveira. Casado com Mônica Paes de Andrade Lopes de Oliveira e tem como filhos: Manuella, Marcela, Rodrigo Antonio e Maria Eduarda.

Uma história de luta e, sobretudo, de conquistas. O filho de Seu Otoni Lopes de Oliveira e Dona Discinelha Lopes de Oliveira começou a lida na roça ainda criança, para ajudar no sustento de casa, em um pequeno distrito de Lavras da Mangabeira, no Cariri cearense. Sofreu na pele as dificuldades da vida no campo, os graves efeitos ocasionados pela seca e falta que um olhar cuidadoso por parte do poder público pode fazer.

A perseverança de alcançar dias melhores para a família levou o garoto de apenas 12 anos a alçar voos maiores na capital, Fortaleza. Rapidamente, notou que só com organização e mobilização poderia unir forças para mudar a realidade do seu povo e de sua terra. Ingressou no movimento estudantil e se tornou presidente da Casa do Estudante, já no segundo ano como morador. Entrou no mundo do trabalho como auxiliar de estoque em uma fábrica de biscoitos, em Fortaleza.

Pela capacidade e espírito de liderança, rapidamente chegou ao cargo de gerente. Observou as oportunidades do mercado e começou a investir na própria carreira como empresário. Entretanto, sem esquecer sua missão cidadã, filiou-se ao então Movimento Democrático Brasileiro, que veio a se tornar Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), para lutar pela restauração da democracia no Brasil.

Formado em Administração de Empresas e em Ciências Políticas, pelo Centro Universitário de Brasília, casado com Mônica Paes de Andrade Lopes de Oliveira, obteve uma carreira de sucesso no mundo empresarial e agropecuário, até que, em 1998, decidiu entrar de vez na vida pública, tornando-se presidente do PMDB no Estado do Ceará. Elegeu-se deputado federal por três eleições consecutivas, em 1998, 2002 e 2006.

Vocacionado para a liderança, destacou-se como um dos políticos mais influentes da Câmara dos Deputados e assumiu posições importantes em comissões como as de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Desenvolvimento Urbano e Interior; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Viação e Transportes; Turismo e Desporto;

Instagram